Leite de aveia

O leite de aveia é uma saborosa e nutritiva alternativa ao leite de vaca, sendo também uma excelente opção para as pessoas intolerantes à soja.
Comprar leite de aveia empacotado ainda é mais caro do que o leite de soja. Mas preparando leite de aveia com uma máquina, pode poupar muitos euros e dar uma nova vida à suas receitas.



Preparação e Uso

O leite de aveia é geralmente feito com grãos de aveia demolhados. Use cerca de 80g de grãos de aveia (não use flocos), lave-a e demolhe-a 6-8 horas. Lave e escorra antes de colocar no jarro da máquina.
Siga as mesmas instruções que preparar o leite de arroz. Isto é, coloque a aveia no jarro e cerca de 1,1 litros de água no recipiente. Depois é só ligar a máquina escolhendo o mesmo programa que para o leite de soja: SOYMILK. Ao fim de 24 minutos tem a sua bebida pronta a consumir.

Conserva-se no frigorífico cerca de 4-5 dias.
Se preferir pode também combinar a aveia com outros feijões ou sementes, tais como a soja, a cevada, o arroz ou as amêndoas.
O leite de aveia tem um gosto suave, ligeiramente doce, e é um pouco mais gordo do que o de soja. Pode usá-lo das mesmas formas que o leite de soja ou de arroz.

Benefícios para a saúde do leite de aveia
O leite de aveia é rico em fibra, é isento de colesterol e lactose, e contém vitamina E, ferro, entre outras vitaminas e minerais.
A aveia é também rica em fitoquímicos, produtos químicos das plantas que ajudam a lutar contra doenças como o cancro, doenças cardiovasculares.

Análise nutricional da aveia (por 100g):
energia: 384 kcal
proteínas: 16 g
total de gorduras – 6,3 g
hidratos de carbono: 67 g
fibra: 9,8 g
cálcio: 52 mg
ferro: 4,2 mg
magnésio: 148 mg
fósforo: 474 mg
potássio: 350 mg
sódio: 4 mg
zinco: 3,07 mg
cobre: 0,343 mg
manganês: 3,630 mg
selénio: 34 mcg
vitamina B1 (tiamina): 0,730 mg
vitamina B2 (riboflavina): 0,140 mg
vitamina B3 (niacina): 0,780 mg
vitamina B5 (ácido pantoténico): 01,245 mg
vitamina B6: 0,120 mg
vitamina E: 0,700 mg
vitamina K: 3,2 mcg



Inserido em: 2006.01.10 Última actualização: 2009.11.19

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Leite de aveia



Comentários



ALTERNATIVAS AO CONSUMO DE LEITE

Consultei recentemente um homeopata que me aconselhou o leite de aveia ou de arroz. Desde pequena que tenho problemas com o leite de vaca e até rejeitei o leite materno. Estava a consumir o leite de soja, mas o médico desaconselhou uma vez que a soja é um feijão e a minha relação com as leguminosas também é complicada.
Gostava de saber se o consumo de néctares é uma alternativa saudável, em especial ao lanche, pois faço muitas refeições fora de casa e cada vez se torna mais complicado com as restrições que tenho realizar uma alimentação saudável.
Outra pergunta: onde posso encontrar á venda estas máquinas de fazer leite de aveia?Pode enviar-me o nome de algumas marcas?Resido em portugal é nunca tinha ouvido falar delas.
(Por: ROSÁRIO OLIVEIRA)

[Por: @ 2008.12.08 - 13:26 | Responder | Imprimir ]

Re: ALTERNATIVAS AO CONSUMO DE LEITE

Por norma, quanto mais natural for um produto mais saudável ele é. Os néctares são uma boa opção, mas se conseguir sumos naturais feitos na hora ainda melhor.
Quanto à máquina de leite de soja tem no mercado a Midzu e a SoyQuick. Pode encomendar online em http://www.efeitoverde.com
e também pode encontrar em várias lojas de produtos naturais. Em http://pt.efeitoverde.com/Page-20-Pontos%2Bde%2Bvenda.html encontra uma lista de lojas onde pode encontrar estas máquinas.
(Por: efeito verde)

[Por: @ 2008.12.08 - 21:34 | Responder | Imprimir ]



bebida de aveia

Gostaria de saber se a bebida de aveia e a de arroz faz aumentar a diabetes.
(Por: mexico@sapo.pt)

[Por: @ 2008.10.06 - 08:24 | Responder | Imprimir ]

Re: bebida de aveia

Consumir a bebida é semelhante a consumir arroz ou aveia. De qualquer modo, o melhor é aconselhar-se com o seu médico.

(Por: efeito verde)

[Por: @ 2008.10.06 - 12:28 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<