Leite de soja

O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos de soja. É uma óptima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.
Para preparar esta bebida os feijões de soja são demolhados em água e depois moídos. Posteriormente a massa anterior é cozida, para destruir toxinas que impossibilitam a absorção das proteínas. O filtrado obtido é o leite de soja.

Pode ser consumido puro ou de forma aromatizada com chocolate, baunilha, morango, frutos silvestres, etc. Constitui uma boa alternativa ao leite de vaca, sendo de fácil digestão e privilegiado com um sabor agradável. Além disso conta com as vantagens de possuir menos gordura que o leite de vaca e ser isento de colesterol.
Tem ainda um baixo teor de glúcidos (açúcares), e sem lactose (o açúcar natural do leite). É ainda rico em fitoquímicos, em especial as isoflavonas, que parecem estar implicados na luta contra o cancro devido aos seus efeitos antiestrogénicos.
Para os vegetarianos que eliminaram também os produtos lácteos esta bebida pode assumir um papel de extrema importância, pela qualidade das suas proteínas.


Baseado no original de:
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=19

Inserido em: 2005.12.11 Última actualização: 2008.10.10

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Leite de soja



Comentários



Fibras e leite de soja

Gostaria de saber se o leite de soja é rico em fibras? Uma vez que a soja é um alimento fibroso, há algum processo de retirada das fibras para fazer o leite?
(Por: Clarissa )

[Por: @ 2010.01.16 - 12:44 | Responder | Imprimir ]

Re: Fibras e leite de soja

O leite de soja tem cerca de 3mg de fribra por chávena (225g).
Depois do leite de soja preparado é retirada a polpa da soja (okara) que é a parte mais fibrosa da soja).

[Por: cris @ 2010.01.18 - 12:45 | Responder | Imprimir ]

Re: Fibras e leite de soja

cris escreveu:
> O leite de soja tem cerca de 3mg de fribra por chávena (225g).
> Depois do leite de soja preparado é retirada a polpa da soja (okara) que é
> a parte mais fibrosa da soja).
>
Obrigada pela resposta!

(Por: clarissa lobato)

[Por: @ 2010.01.19 - 12:33 | Responder | Imprimir ]




Cálcio na soja

Oi tenho uma filhinha que tem problema de alergia a proteina do leite e clara de ovo, ela toma leite de soja desde 1 ano de idade e nunca consome derrivados de leite e agora ela tem 2 anos e 9 meses.Ela começou com uma descalcificação dentaria,será que o leite de soja não está suprindo a necessidadde de cálcio.
(Por: Rebeca)

[Por: @ 2009.09.18 - 14:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Cálcio na soja

Leite de soja não é muito rico em cálcio. Mas existem muitos alimentos ricos em cálcio sobretudo sementes de sésamo e amêndoas ainda têm mais cálcio do que o leite de vaca.
Algas e vegetais de folha verde (couves, brócolos) são também excelentes fontes de cálcio.
(Por: efeito verde)

[Por: @ 2009.09.19 - 19:54 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<